segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como enviar um SMS com a REST API da Vexx.

A Vexx também disponibiliza todos os métodos do nosso webservice SOAP para serem acessados via uma REST API.

Os métodos podem ser consumidos via REST utilizando os mesmos métodos e parametros especificados anteriormente. Como exemplo, vamos demonstrar como utilizar o método enviarSMS:

URL de acesso: http://www.vexxmobile.com.br/api.php

Parametro Metodo: nome do método a ser utilizado.

Parametros Seguintes: todos os parametros da assinatura do método, conforme especificado no tópico anterior sobre o nosso webservice.

Exemplo para o método enviarSMS:

https://www.vexxmobile.com.br/api.php?metodo=enviarsms&usuario=joao1980@yahoo.com.br&senha=58934563&telefone=551190908080&mensagem=Teste

O REST API, como nosso webservice, tem métodos disponíveis para todas as nossas tecnologias.

Como enviar um SMS com o webservice da Vexx usando PHP.

Nosso webservice pode ser acessado através do endereço:

https://www.vexxmobile.com.br/webservices/webservice.php?WSDL.

Através dele você pode construir um sistema com todas as funcionalidades da Vexx, ou apenas o que desejar utilizar.

Para acessar o webservice da Vexx utilizando PHP, utilize o pequeno tutorial abaixo.

Primeiramente baixe a biblioteca Nusoap, disponível na Area do Cliente Vexx.

É importante que você utilize essa versão da biblioteca, já que existem diferenças na implementação de cada versão.

Depois de baixar o Nusoap, coloque o arquivo no mesmo diretório do arquivo de teste PHP.

Antes de executar o seu arquivo, verifique se a linha "extension=php_soap.dll" do seu php.ini está comentada.

Dessa maneira vamos evitar um conflito entre o Soap nativo do PHP e o Nusoap.

Veja abaixo um exemplo de código para o método enviarSMS do nosso webservice:

include_once('nusoap.php');

$clienteSoap = new soapclient("https://www.vexxmobile.com.br/webservices/webservice.php");
$resultado = $clienteSoap->call("enviarSMS",array("(seu usuário Vexx)", "(sua senha Vexx)", "551188889999", "teste de torpedo"));

if($clienteSoap->fault)
{
echo "Erro ao acessar o WEBSERVICE:".$clienteSoap->faultstring;
}
else
{
echo "Retorno: ".$resultado;
}

Como criar uma conferência através da Area do Cliente da Vexx com o VexxLigue.

Uma das mais importantes funcionalidades do VexxLigue é criar sala de conferência, onde você pode reunir sua equipe para uma reunião, ou então pessoas da equipe de um determinado cliente. Isso tudo através das menores tarifas do mercado, proporcionadas pela Vexx. 

Ao entrar na página Criar Conferências, que aparecerá assim que você posicionar o cursor do mouse sobre a opção VexxLigue do menu principal da Area do Cliente, você verá que a sala de conferência pode ser criada com até 10 participantes simultâneos. 

Não é necessário criar uma senha e divulgá-la a todos. Assim que você preencher o número de participantes, que podem ser três ou mais (para dois participantes utilize a chamada normal do VexxLigue), o sistema VexxLigue liga para o telefone Master, especificado no primeiro campo. A partir que esse telefone atenda a chamada, o sistema VexxLigue liga para os outros participantes, que ao atenderem ouvirão uma saudação do sistema VexxLigue e serão conectados automaticamente na conferência.


Como criar uma chamada telefônica através da Area do Cliente da Vexx com o VexxLigue.

É simples caso você prefira utilizar a própria Area do Cliente Vexx para enviar a sua chamada telefônica. 

Entre na página Criar Ligações, no menu azul que aparecerá ao posicionar o menu sobre a opção VexxLigue. 

O quadro de Agendamento de Envio possui a mesma funcionalidade das páginas de envio de SMS e de torpedo de voz. Ou seja, ao invés de criar uma chamada telefônica que vai ligar para os dois números informados no exato momento em que você clicar no botão Criar Ligação, você pode deixar agendado para que o sistema VexxLigue conecte os dois telefones em um determinado dia e horário. 

Para criar uma chamada telefônica, basta apenas informar os dois telefones que devem ser conectados, e clicar no botão Criar Ligação. O sistema VexxLigue vai ligar primeiro para o telefone Primário, e assim que o mesmo atender, vai ouvir uma saudação do sistema VexxLigue, e então o telefone Secundário é conectado.


Como usar o seu usuário VexxVoip no X-Lite.

Como todas as outras tecnologias da Vexx, o VexxVoip funciona de forma diferentes das outras plataformas voip do mercado. 

Primeiramente devido ao seu preço, cerca de 50% mais barato que o Skype, que hoje é a plataforma voip mais utilizada no mundo. Isso sem contar a economia com relação as operadoras de telefonia. 

Segundo porque o VexxVoip não precisa de um programa proprietário da Vexx para ser utilizado. Você pode utilizar a sua conta VexxVoip em centenas de programas já disponíveis no mercado, independente do sistema operacional do seu computador, ou mesmo se você está usando um celular, ou um PC, MAC ou Tablet. O VexxVoip pode ser utilizado inclusive em alguns outros eletrônicos disponíveis no mercado, que trabalham com uma conexão voip. 

Para criar o seu usuário VexxVoip, e utilizar sua conta de imediato, é só entrar na página Criar Usuário, no menu azul, dentro da opção VexxVoip. Preencha o campo com senha usuário e senha, e clique no botão Criar Usuário VexxVoip

Pronto! Mais abaixo demonstraremos como configurar o VexxVoip em alguns programas.

Aqui demonstraremos como utilizar o VexxVoip no programa X-Lite, ums dos programas mais utilizados no mundo.

O endereço para download é http://www.counterpath.com/x-lite.html 

O X-Lite é um dos principais programas softphones do mundo. É versão gratuita do Bria e do eyeBeam. Suas principais funcionalidades são a possibilidade de estar online com seus amigos e familiares, a utilização de videochat e o Instant Messenger. Além da facilidade de organizar os contatos. Está disponível para Windows e Mac.


Para o nosso exemplo de conexão, vamos supor que você criou um usuário VexxVoip chamado teste, e sua senha é vexxvoip1978

Agora para configurar o X-Lite basta clicar em Softphone no menu, e depois em Accounts. 

Depois disso você vai ver a tela abaixo. Digite o seu nome de usuário no campos User ID, Display Name, e Authorization Name. Sua senha no campo Password, e sip.vexxvoip.com no campo Domain. No quadro Domain Proxy, deixe como a tela abaixo indica. 



Pronto! É só clicar no botão ok, e começar a fazer suas ligações.

Como criar uma subconta na sua conta Vexx.

Uma das novas funcionalidades da nova Vexx é a possibilidade de criar subcontas para a sua conta. Com isso você consegue criar contas como a sua, mas que usaram o saldo da sua conta, e as quais é possível fazer a gestão. 

Esse novo recurso é importante para clientes que desejam criar subcontas para outras pessoas da sua empresa, mas das quais você é responsável pela gestão financeira, ou então para revendedores e desenvolvedores da Vexx, que podem criar contas através a sua, e inserir créditos quando acharem conveniente. Você pode disponibilizar o saldo que quiser para suas subcontas. 

É muito simples criar uma subconta na Vexx, ou mesmo apagá-la ou editá-la. Tudo isso é feito na página Subconta, no menu azul que aparece dentro da opção do Painel de Controle

Para criar uma subconta é só inserir os dados da subconta nessa tela e clicar no botão Criar Subconta. Para editá-la posteriormente, é só clicar na opção Editar das subcontas apresentadas abaixo nessa tela, e alterar o campo que desejar, como por exemplo, adicionar mais créditos.


Como enviar torpedos VexxPag através da Area do Cliente da Vexx.

Além da opção de colocar o VexxPag diretamente na sua loja, ou site, através de um código token gerado  na Area do Cliente Vexx, e também poder enviar o VexxPag através de uma integração com o nosso webservice, você pode utilizar as páginas da Area do Cliente para enviar o VexxPag para uma pessoa, ou então enviar para várias utilizando um arquivo texto ou uma planilha Excel.

Para isso é só utilizar a tela de Cobrança Individual, que fica no menu azul, abaixo da opção VexxPag, do menu principal. 

As funcionalidades de Agendamento e Aviso de Envio são identicas as funcionalidades de mesmo nome utilizadas para o envio de um SMS ou um torpedo de voz na Vexx. 

A única diferença nessa página são os campos de preenchimento básico: Telefone que receberá a cobrança e Valor que será cobrado

O primeiro deve conter o telefone da pessoa que será cobrada, e o segundo deve conter o valor que será cobrado da mesma. 

Após preencher a tela é só clicar no botão Enviar Cobrança. Seu cliente receberá a cobrança VexxPag, e ao final da ligação os créditos já estarão disponíveis na sua conta.


Você também pode utilizar o VexxPag para enviar cobranças em lote, ou seja, utilizando um arquivo texto ou uma planilha Excel.

Para isso é só entrar na opção Cobrança Lotes, no menu azul abaixo da opção VexxPag.

Como você pode ver na figura abaixo, na própria página existem exemplos dos layouts que o seu arquivo texto, ou sua planilha Excel devem ter. Ambos são iguais. A diferença é que no Excel são divididos por colunas e no arquivo texto por ponto e virgula.

Os campos devem ser o número do telefone que vai receber a cobrança, e depois o valor a ser cobrado.

Como as páginas de envio de SMS e torpedos de voz, você pode agendar o envio da cobrança ou então ser notificado por SMS, torpedo de voz ou e-mail quando a cobrança for enviada.


Como enviar SMS através do seu próprio e-mail.


Além do próprio sistema da Vexx, e do nosso webservice, você pode utilizar seu próprio e-mail para fazer seus envios. 

Clique na última opção do menu azul, abaixo de Envio de SMS, chamada E-mail

Para utilizar seu e-mail, você precisa gerar um código token, que não deve divulgar a ninguém. 

Digite seu e-mail no campo E-mail que vai ser utilizado para envio das mensagens, e depois clique no botão verde Gerar Token


Dentro do sistema da Vexx você só precisa fazer isso. Agora para enviar o e-mail, abra um novo e-mail e siga os seguintes passos:

1. Coloque o endereço sms@vexxmobile.com.br no campo To: (Para:).

2. Coloque o seu Código Token gerado acima no campo Subject: (Assunto:).

3. Coloque os telefones e mensagens no corpo do e-mail, divididos por ponto e virgula.

4. Certifique-se que não há linhas em branco no começo ou final do arquivo.

Veja como fica:


Como enviar SMS com seus contatos e grupos.

Antes de mostrar como faremos para enviar SMS para grupos e contatos, vamos mostrar como criá-los no sistema Vexx. Você pode armazenar quantos contatos e grupos quiser para utilizar nos seus envios posteriormente. Sempre que você for fazer um envio de SMS ou torpedos de voz, seus contatos e grupos estarão disponíveis para utilização. 

Para criá-los é só clicar na opção Segmentações, no menu azul abaixo do menu principal de Envio de SMS ou Torpedos de Voz. Depois clique no botão em laranja escrito Criar ou Apagar Contatos e Grupos. Nessa tela você tem a opção de criar contatos manualmente, e para isso basta inserir os campos Nome, Telefone e uma Descrição, que é opcional. Depois disso escolha se você vai criar um novo Grupo a partir desse contato, clicando no botão Criar Grupo e Contato, ou inserí-lo em um Grupo já criado, clicando no botão Inserir Contato


Já para criar um Grupo, você deve utilizar um arquivo texto ou então uma planilha Excel. Se você já tem um Grupo, e deseja inserir mais contatos no mesmo, é só selecionar o arquivo de sua preferência e clicar no botão Inserir Contato. Para criar um novo Grupo com base nesses contato, é só selecionar o arquivo e clicar no botão Criar Grupo e Contato.


Nessa tela ainda é possível apagar Contatos e Grupos. Para apagar Contatos, é só clicar sobre os Contatos que deseja apagar no quadro Apagando Contatos, e clicar no botão vermelho Apagar Contatos. Para apagar Grupos é só ir até o último quadro da página, Apagando Grupos, clicar sobre o Grupo escolhido e clicar no botão vermelho Apagar Grupo. Fique atento que ao apagar um Grupo, todos os contatos dentro dele serão apagados.

Veja o layout de um arquivo texto, para inserir contatos.


E de uma planilha Excel.


Anteriormente explicamos como criar seus Contatos e Grupos. A partir daí eles ficam armazenados na base da Vexx, e você pode utilizá-los sempre que necessário para fazer seus envios. 

Para utilizá-los em seus envios, clique no botão Selecionar Contatos e Grupos, na página Segmentações, no menu azul abaixo de Envio de SMS. A página anterior vai se abrir no seu navegador, para que você possa selecionar os Contatos e/ou Grupos de sua preferência. Isso mesmo, você pode selecionar Contatos, Grupos, ou os dois ao mesmo tempo. 

É só clicar sobre os mesmos e depois no botão verde Voltar para Envio, no final da página. 

Você verá a palavra PRONTO no campo Grupos e Contatos. A partir daí é só escrever a sua mensagem a ser enviada, definir um Agendamento, Interação, ou Aviso de Envio. Veja nosso tópico de envio de SMS, ou interações com um SMS, caso tenha dúvidas sobre essas funcionalidades.


Depois disso é só clicar no botão Enviar Mensagem.

Como enviar torpedos de voz com interação.

A interação no torpedo de voz funciona diferente do que a interação em um SMS. Isso porque a interação de um SMS é baseada no retorno da pessoa que recebeu o mesmo. Já no torpedo de voz, a interação é criada a partir que a pessoa aperte algum digito no teclado de seu celular. Para criar uma interação clique na opção Interações, dentro do próprio menu de Torpedos de Voz

Veja na tela abaixo que ao abrir essa tela, você verá um teclado, como se fosse o teclado de um telefone qualquer, mesmo porque o torpedo de voz da Vexx pode ser entregue para um telefone celular um fixo, e o processo é o mesmo. 

Vamos criar uma interação na qual sempre que um cliente apertar o digito 1 do teclado de seu celular, o sistema Vexx cria uma chamada telefônica para o Atendimento ao Cliente de uma empresa que tem o telefone 551133333333. 

Na página de Interações, clique sobre o digito 1, para mostrar ao sistema que queremos que a interação seja feita com esse número. Você verá que o digito 1 do teclado vai ficar vermelho.

Depois disso, no campo Frase que antecede a interação, coloque a frase “Digite 1 para ser transferido para o nossos Atendimento ao Cliente”, ou se preferir “Aperte 1 para ser transferido para o Atendimento ao Cliente”. Você pode definir a frase do jeito que quiser. 

No campo Tipo de Interação, escolha a opção “A cada retorno, conecte o mesmo telefone com o telefone especificado abaixo”. No campo Telefone para envio da mensagem, coloque o telefone do nosso exemplo do 551133333333. 

Clique no botão Criar Interação para finalizar. 


Só que para tornar o exemplo mais interessante, vamos definir também uma opção para o digito 2. Clique no digito 2 no nosso teclado virtual, preencha o campo Frase que antecede a interação com uma frase do tipo “Digite 2 para ser transferido para o nosso Suporte”, e no campo Tipo de Interação, escolha a opção “A cada retorno, conecte o mesmo telefone com o telefone especificado abaixo”. No campo Telefone para envio da mensagem, coloque o telefone do seu Suporte. 

Ao invés de apertar Criar Interação, escolha a interação “Teste” no campo Nome da Interação e aperte o botão Adicionar Tecla em, para adicionar a funcionalidade na mesma interação.




Depois de criada a interação, volte para a página de envio do torpedo de voz.

Enviar um torpedo de voz no novo sistema da Vexx, seja ele individual, segmentado ou usando um arquivo em lote é mais uma novidade do sistema Vexx. Os principais diferenciais para as outras empresas do mercado de envio de torpedos de voz são: o preço no mínimo 40% mais barato, a possibilidade de criar interações, a transformação da frase escrita em audio e a possibilidade de combinar essa tecnologia com todas as outras da Vexx. 

Para enviar um torpedo de voz individual na Vexx, ou seja, para apenas uma pessoa, é só preencher os campos básicos de envio, como na tela abaixo, e clicar no botão Enviar Mensagem no final da página. 

Ao enviar um torpedo de voz pela Vexx, você tem a opção de escolher enviar um arquivo de audio ou então escrever uma frase, que será digitalizada pelo nosso sistema no momento do envio. 

Preencha o campo Frase que deve ser transformada em audio ou então o campo Arquivo de Audio. Sempre somente um dos dois. 

O formato do audio utilizado pela Vexx é o WAV - 8KHz 16Bit Mono, ou seja, o formato de audio utilizado em ligações telefônicas. 

Caso você tenha um arquivo com o formato diferente desse, é só baixar algum programar que converta formatos de arquivo de audio, como o MP3 Converter. Além disso, em sites como o Baixaki (http://www.baixaki.com.br) você pode encontrar várias outras opções de programas que fazem o mesmo. Em qualquer um desses programas é só selecionar seu arquivo de audio, e convertê-lo de acordo com o nosso padrão WAV - 8KHz 16Bit Mono. 

Caso você deseje receber um torpedo de voz no seu telefone cadastrado na Vexx, utilize o botão em verde Me envie um teste. O custo do torpedo será o mesmo que um envio normal.


Para adicionar a interação "Teste" que criamos acima, basta clicar no checkbox Quero usar uma interação com esse envio, no quadro Uso de Interação.


Para finalizar clique no botão Enviar Mensagem no final da página.

Como enviar um torpedo de voz.

Enviar um torpedo de voz no novo sistema da Vexx, seja ele individual, segmentado ou usando um arquivo em lote é mais uma novidade do sistema Vexx. Os principais diferenciais para as outras empresas do mercado de envio de torpedos de voz são: o preço no mínimo 40% mais barato, a possibilidade de criar interações, a transformação da frase escrita em audio e a possibilidade de combinar essa tecnologia com todas as outras da Vexx. 

Para enviar um torpedo de voz individual na Vexx, ou seja, para apenas uma pessoa, é só preencher os campos básicos de envio, como na tela abaixo, e clicar no botão Enviar Mensagem no final da página. 

Ao enviar um torpedo de voz pela Vexx, você tem a opção de escolher enviar um arquivo de audio ou então escrever uma frase, que será digitalizada pelo nosso sistema no momento do envio. 

Preencha o campo Frase que deve ser transformada em audio ou então o campo Arquivo de Audio. Sempre somente um dos dois. 

O formato do audio utilizado pela Vexx é o WAV - 8KHz 16Bit Mono, ou seja, o formato de audio utilizado em ligações telefônicas. 

Caso você tenha um arquivo com o formato diferente desse, é só baixar algum programar que converta formatos de arquivo de audio, como o MP3 Converter. Além disso, em sites como o Baixaki (http://www.baixaki.com.br) você pode encontrar várias outras opções de programas que fazem o mesmo. Em qualquer um desses programas é só selecionar seu arquivo de audio, e convertê-lo de acordo com o nosso padrão WAV - 8KHz 16Bit Mono. 

Caso você deseje receber um torpedo de voz no seu telefone cadastrado na Vexx, utilize o botão em verde Me envie um teste. O custo do torpedo será o mesmo que um envio normal.


Para programar um agendamento no envio de um torpedo de voz individual, basta apenas colocar o dia, mês, ano e hora no quadro Agendamento do Envio, não esquecendo de clicar no checkbox Quero deixar esse envio agendado, como na tela abaixo.



Você pode solicitar para ser avisado pelo sistema da Vexx quando o seu envio for concluído pelo nossos sistema. 

Escolha se você deseja ser avisado por SMS, torpedo de voz, ou e-mail. Não se esqueça de marcar a caixa Quero ser avisado quando o envio for completado.



Depois disso é só clicr no botão Enviar Mensagem.

Como enviar um SMS com Interação.

Para enviar um SMS individual com interação, ou seja, de acordo com a resposta da pessoa que recebeu o SMS, você toma uma ação, é necessário primeiramente criar a mesma. Para isso clique na opção Interações, dentro do próprio menu de Envio de SMS.

Vamos usar como exemplo uma interação que para cada SMS respondido com a palavra “Fale”, o sistema Vexx cria uma chamada telefônica para o Atendimento ao Cliente de uma empresa que tem o telefone 551133333333.

Na página de Interações, crie um Nome para a interação, que pode ser “Teste”. No campo Palavra-chave, coloque a palavra de retorno, que no nosso caso será “Fale”. No campo Tipo de Interação, escolha a opção “A cada retorno, conecte o mesmo telefone com o telefone especificado abaixo”. No campo Telefone para envio da mensagem, coloque o telefone do nosso exemplo do 551133333333.

Clique no botão Criar Interação para finalizar no final da página.

Agora sempre que um cliente retornar palavra "Fale", o sistema da Vexx vai conectar automaticamente o telefone dele com o telefone do seu atendimento ao cliente. Primeiro o sistema liga para o atendimento ao cliente, e assim que esse atende a chamada, ela é completada para o telefone do cliente.














Agora retorne para a página Individual, no menu azul, dentro da opção Envio de SMS, e preencha os campos básicos de envio. 

No quadro Uso de Interação, clique no checkbox Quero usar uma interação com esse envio, e escolha a interação criada acima, chamada "Teste".



Você pode solicitar para ser avisado pelo sistema da Vexx quando o seu envio for concluído pelo nossos sistema. 

Escolha se você deseja ser avisado por SMS, torpedo de voz, ou e-mail. Não se esqueça de marcar a caixa Quero ser avisado quando o envio for completado.


Por fim clique no botão Enviar Mensagem.

Como enviar um SMS na Vexx.

Enviar um SMS no novo sistema da Vexx, seja ele individual, segmentado ou usando um arquivo em lote, é mais simples ainda. 

Porém, como a Vexx criou mais funcionalidades, nossa tela ficou um pouco maior para atender todas elas. 

Para enviar um SMS individual na Vexx, ou seja, para apenas uma pessoa, é só preencher os campos básicos de envio, como na tela abaixo, e clicar no botão Enviar Mensagem no final da página.


Para programar um agendamento no envio de um SMS individual, basta apenas colocar o dia, mês, ano e hora no quadro Agendamento do Envio, não esquecendo de clicar no checkbox Quero deixar esse envio agendado, como na tela abaixo.



Você pode solicitar para ser avisado pelo sistema da Vexx quando o seu envio for concluído pelo nossos sistema. 

Escolha se você deseja ser avisado por SMS, torpedo de voz, ou e-mail. Não se esqueça de marcar a caixa Quero ser avisado quando o envio for completado.



Depois é só clicar no botão Enviar Mensagem.