quarta-feira, 9 de setembro de 2009

T-Mobile e Orange anunciam fusão no Reino Unido

A terceira e a quarta maiores operadoras móveis do Reino Unido, Orange e T-Mobile, respectivamente, anunciaram que irão se fundir. A proposta é criar uma joint-venture com 50% de participação acionária para cada uma. Se o negócio for aprovado pelas autoridades inglesas, a companhia oriunda do negócio será a líder em market share naquele mercado, com 37% de participação, somando 28 milhões de assinantes. Atualmente a Orange possui 22% e a T-Mobile, 15%. Enquanto o negócio não é aprovado, a líder na Inglaterra é a O2, com 27%, seguida pela Vodafone, com 25% de market share.

Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a fusão será benéfica também para todas as operadoras móveis inglesas, pois deve abrandar a guerra de preços que acontece por lá. Talvez a menos favorecida seja a 3, atual quinta operadora, cuja diferença em market share para as demais se tornará grande. Além disso, a 3 corre o risco de ter seu acordo de compartilhamento de infraestrutura com a T-Mobile revisto após a fusão.

Rethink Wireless acredita que a operação deva ser aprovada pelas autoridades inglesas, já que as duas operadoras juntas não alcançam 40% do mercado. Acredita-se que a resposta do governo virá até novembro.


Integração

Orange e T-Mobile unidas irão gerar uma receita de aproximadamente 8,8 bilhões de libras por ano. A expectativa é de que a fusão proverá uma economia em operações anualmente da ordem de 445 milhões de libras a partir de 2014. A integração, porém, custará entre 600 milhões e 800 milhões de libras e deve incluir fechamento de lojas, demissões e redução de sites. As companhias esperam que a fusão gere também uma economia de Capex, líquida do custo de integração, da ordem de 620 milhões de libras entre 2010 e 2014.

Fonte: Teletime

Cris!
Vexx

Nenhum comentário:

Postar um comentário