sexta-feira, 30 de novembro de 2012

15 Boas Práticas no Envio de SMS Marketing e SMS Corporativo.


Ultimamente, com a proliferação de empresas, se é que podemos chamar assim, que utilizam rotas internacionais para o envio de SMS, a qualidade desse mercado diminuiu na mesma proporção.

Geralmente uma competição acirrada gera o aumento da qualidade, já que as empresas, preocupadas com a concorrência, procuram melhorar seus serviços e o seu atendimento.

Mas no mercado de SMS tem sido o contrário, já que infelizmente, esse tipo de empresa não está preocupada sequer se a mensagem será entregue ou não.

Sendo assim, resolvemos citar algumas boas práticas para você que está interessado em fazer um projeto de envio de SMS, e não sabe como proceder de forma correta.

1 - Faça um teste de envio para um telefone portado: uma rota internacional não consegue entregar para portados, Nextel, CDMA, entre outros. Analise todas essas alternativas antes de realizar a sua compra.

2 - Verifique se a empresa possui algum filtro contra SPAM: identifique se a empresa é preocupada em lhe proteger, e sobretudo seus clientes, de mensagens indesejadas. Além de não ser uma prática permitida, isso pode sujar o nome da sua marca.

3 - Não faça envios de madrugada: você gostaria de ser acordado por SMS, independente do conteúdo, as 3 da manhã?

4 - Tenha sempre o aceite da pessoa que você vai enviar a mensagem: caso a sua mensagem não seja para os seus clientes, ou melhor, seja uma mensagem promocional, tenha certeza que a base que você comprou contenha telefones de pessoas que aceitaram receber esse tipo de comunicação.

5 - Trabalhe com uma mensagem de até 160 caracteres: esse é o limite da tecnologia de SMS mundialmente. Se a empresa que você está utilizando está enviando mais do que 160 caracteres, ela está lhe cobrando por dois envios.

6 - Identifique-se na mensagem: como o SMS sempre chega com um número entre 5 e 12 dígitos, procure usar o seu nome em algum lugar da mensagem.

7 - Seja claro e objetivo: o fato do SMS ter o limite de 160 caracteres faz com que você tenha que ser o mais claro e objetivo possível. Mensagens vagas e com erros fazem o cliente achar que é um SMS falso, ou mesmo um golpe.

8 - Utilize pelo menos uma forma de contato: na Vexx é possível retornar todas as mensagens enviadas, e você pode verificar as mesmas no nosso sistema. Mas se puder informar ao seu cliente, pelo menos mais um canal de comunicação, como um telefone, é melhor.

9 - Teste o seu código de integração: caso você opte por integrar o seu sistema diretamente com a empresa de envio de SMS, analise a política de utilização da mesma, e veja não haverá cobrança de taxas extras, entre outros.

10 - Confira seus dados antes de fazer seus envios: por mais que a Vexx tenha vários filtros que podem identificar onde está o erro no seu envio, seja na sua planilha ou arquivo texto, procure analisar seus dados antes de realizar o envio, pois assim economizará tempo.

11 - Verifique se na empresa que você utiliza é possível retornar as mensagens enviadas: essa é outra maneira de identificar se essa empresa trabalha com rotas internacionais, e portanto lhe trará muitos problemas de envios.

12 - Tenha uma opção de OPT-OUT: sempre deixe a disposição da pessoa que você enviou o SMS, uma opção de OPT-OUT, caso ele não queira mais receber suas mensagens. Isso pode ser no seu site, ou direto na mensagem, mas sempre lhe dê essa opção.

13 - Análise seus indicadores de faturamento: sempre que possível, análise o que está sendo descontado da sua conta, se suas mensagens estão sendo entregue, se está sendo cobrada somente a entrega, ou o envio também.

14 - Verifique se a empresa emite Nota Fiscal, possui um CNPJ válido, etc: parece brincadeira, mas é sério. Verifique se a empresa que você pretende utilizar realmente existe e está em dia com as suas obrigações.

15 - Desconfie de preços muito baixos: como todas as empresas nacionais devem utilizar as operadoras para o envio de SMS, preços muito baixos indicam que se trata de uma rota internacional. Nesse caso é o "barato que sai caro", pois nem 40% das suas mensagens serão entregues, sendo que você será cobrado da mesma maneira.

Além de estar aptar em todas as questão colocadas acima, a Vexx possui o melhor custo benefício entre as empresas que trabalham de forma correta.

Você pode fazer o seu teste gratuito na Vexx agora mesmo. É só fazer o seu cadastro e você ganha R$ 1,00 para testar a tecnologia Vexx que quiser.

Caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Equipe da Vexx nos nossos canais de comunicação: MSN, e-mail, telefone (atendimento eletrônico VexxCall), ticket na Area do Cliente, e-mail.