sexta-feira, 30 de novembro de 2012

15 Boas Práticas no Envio de SMS Marketing e SMS Corporativo.


Ultimamente, com a proliferação de empresas, se é que podemos chamar assim, que utilizam rotas internacionais para o envio de SMS, a qualidade desse mercado diminuiu na mesma proporção.

Geralmente uma competição acirrada gera o aumento da qualidade, já que as empresas, preocupadas com a concorrência, procuram melhorar seus serviços e o seu atendimento.

Mas no mercado de SMS tem sido o contrário, já que infelizmente, esse tipo de empresa não está preocupada sequer se a mensagem será entregue ou não.

Sendo assim, resolvemos citar algumas boas práticas para você que está interessado em fazer um projeto de envio de SMS, e não sabe como proceder de forma correta.

1 - Faça um teste de envio para um telefone portado: uma rota internacional não consegue entregar para portados, Nextel, CDMA, entre outros. Analise todas essas alternativas antes de realizar a sua compra.

2 - Verifique se a empresa possui algum filtro contra SPAM: identifique se a empresa é preocupada em lhe proteger, e sobretudo seus clientes, de mensagens indesejadas. Além de não ser uma prática permitida, isso pode sujar o nome da sua marca.

3 - Não faça envios de madrugada: você gostaria de ser acordado por SMS, independente do conteúdo, as 3 da manhã?

4 - Tenha sempre o aceite da pessoa que você vai enviar a mensagem: caso a sua mensagem não seja para os seus clientes, ou melhor, seja uma mensagem promocional, tenha certeza que a base que você comprou contenha telefones de pessoas que aceitaram receber esse tipo de comunicação.

5 - Trabalhe com uma mensagem de até 160 caracteres: esse é o limite da tecnologia de SMS mundialmente. Se a empresa que você está utilizando está enviando mais do que 160 caracteres, ela está lhe cobrando por dois envios.

6 - Identifique-se na mensagem: como o SMS sempre chega com um número entre 5 e 12 dígitos, procure usar o seu nome em algum lugar da mensagem.

7 - Seja claro e objetivo: o fato do SMS ter o limite de 160 caracteres faz com que você tenha que ser o mais claro e objetivo possível. Mensagens vagas e com erros fazem o cliente achar que é um SMS falso, ou mesmo um golpe.

8 - Utilize pelo menos uma forma de contato: na Vexx é possível retornar todas as mensagens enviadas, e você pode verificar as mesmas no nosso sistema. Mas se puder informar ao seu cliente, pelo menos mais um canal de comunicação, como um telefone, é melhor.

9 - Teste o seu código de integração: caso você opte por integrar o seu sistema diretamente com a empresa de envio de SMS, analise a política de utilização da mesma, e veja não haverá cobrança de taxas extras, entre outros.

10 - Confira seus dados antes de fazer seus envios: por mais que a Vexx tenha vários filtros que podem identificar onde está o erro no seu envio, seja na sua planilha ou arquivo texto, procure analisar seus dados antes de realizar o envio, pois assim economizará tempo.

11 - Verifique se na empresa que você utiliza é possível retornar as mensagens enviadas: essa é outra maneira de identificar se essa empresa trabalha com rotas internacionais, e portanto lhe trará muitos problemas de envios.

12 - Tenha uma opção de OPT-OUT: sempre deixe a disposição da pessoa que você enviou o SMS, uma opção de OPT-OUT, caso ele não queira mais receber suas mensagens. Isso pode ser no seu site, ou direto na mensagem, mas sempre lhe dê essa opção.

13 - Análise seus indicadores de faturamento: sempre que possível, análise o que está sendo descontado da sua conta, se suas mensagens estão sendo entregue, se está sendo cobrada somente a entrega, ou o envio também.

14 - Verifique se a empresa emite Nota Fiscal, possui um CNPJ válido, etc: parece brincadeira, mas é sério. Verifique se a empresa que você pretende utilizar realmente existe e está em dia com as suas obrigações.

15 - Desconfie de preços muito baixos: como todas as empresas nacionais devem utilizar as operadoras para o envio de SMS, preços muito baixos indicam que se trata de uma rota internacional. Nesse caso é o "barato que sai caro", pois nem 40% das suas mensagens serão entregues, sendo que você será cobrado da mesma maneira.

Além de estar aptar em todas as questão colocadas acima, a Vexx possui o melhor custo benefício entre as empresas que trabalham de forma correta.

Você pode fazer o seu teste gratuito na Vexx agora mesmo. É só fazer o seu cadastro e você ganha R$ 1,00 para testar a tecnologia Vexx que quiser.

Caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Equipe da Vexx nos nossos canais de comunicação: MSN, e-mail, telefone (atendimento eletrônico VexxCall), ticket na Area do Cliente, e-mail.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Por que utilizar o envio de SMS da Vexx?


Embora a utilização dos programas OTT para troca de mensagens, como o WhatsApp, continua crescendo no Brasil, o SMS não fica atrás, e apresenta crescimento nos ultimos três meses.

Isso se deve em grande parte pelo baixo número dos celulares chamados de smartphones, como o iPhone, necessários para o uso desse tipo de aplicativo.

Enquanto isso, a maior parte da população brasileira ainda possui celulares mais convencionais, que possuem as funcionalidades básicas, como o envio e recebimento de SMS.

Hoje existem cerca de 65 milhões de smartphones no país, representando apenas 24% do nosso total de celulares presentes no mercado.

Dito isso, cerca de 105 milhões de pessoas no Brasil se comunicam através de SMS.

E mesmo as pessoas que possuem um smartphone, como a sua empresa faria para enviar uma mensagem através do WhatsApp, por exemplo? Se é que é esse o aplicativo OTT que a pessoa utiliza no smartphone dela.

Dessa maneira, ainda existe um longo prazo para que o mercado de SMS continue sendo explorado, principalmente quando se trata do envio de SMS Marketing, ou SMS Corporativo.

Segundo as mais recentes pesquisas realizadas no mundo, pelo menos 94% das pessoas leem todo SMS recebido em seu celular.

Eu sou um deles, e você? Ou seja, não existe um meio de comunicação mais eficiente do que esse no mercado de marketing atualmente.

Entrando nas ofertas oferecidas para a comunicação via SMS no mercado, temos basicamente dois tipos de empresas: as que utilizam rotas internacionais, e as que possuem uma comunicação com uma, ou com todas, as empresas de telefonia do país.

Fuja das empresas que utilizam rotas internacionais! Elas não entregam nem 50% das suas mensagens, e podem lhe trazer processos judiciais, pois não possuem nenhum filtro para o controle desses envios.

E como saber se a empresa que você usa, utiliza essas rotas? Simples: seus clientes podem retornar as mensagens enviadas? Não? Então muito provavelmente se trata de um empresas dessas.

Outro ponto que você pode observar: ela não vai entregar para celulares Nextel, CMDA, portados, e mais alguns outros.

Se você tentar enviar uma grande quantidade, essas mensagens serão barradas pelas operadoras. Mas você será cobrado pelas mensagens de qualquer maneira!

Voltando as empresas que trabalham com rotas nacionais, a Vexx é a única que pode lhe oferecer funcionalidades inéditas no Brasil. Exemplo:

- é a única integrada diretamente com os maiores meios de pagamento do mercado. Não estou falando de gateways de pagamento, e sim diretamente com o Paypal, Banco Itaú, Cielo, etc.

- você pode utilizar o seu envio de SMS em conjunto com nosso torpedo de voz interativo. Por exemplo, você pode envia um SMS, e dependendo do retorno do seu cliente, você pode enviar um torpedo de voz para o mesmo número, agradecendo o tempo dele em lhe responder.

- você pode criar uma chamada telefônica entre um número da sua equipe, e o cliente que lhe retornou um determinado SMS.

- você não paga pelas mensagens respondidas pelo seu cliente.

Essas são só algumas das funcionalidades que somente a Vexx pode lhe oferecer.

Mas talvez a mais interessante para você seja essa: PREÇO.

A Vexx faz um benchmark a cada duas semanas para garantir que o nosso preço seja o melhor entre as empresas que utilizam rotas nacionais, emitem nota fiscal, ou melhor, trabalham de uma forma correta.

Você pode entrar no site da Vexx agora mesmo, fazer seu cadastro gratuito, e testar todas as tecnologias da Vexx, seja o envio de SMS ou então Torpedo de Voz, etc.

Assim que o cadastro é concluído você ganha R$ 1,00, e tem acesso a Area do Cliente Vexx por tempo indeterminado.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Envio de SMS e Torpedo de Voz na Vexx: Casos de Uso.


Após três meses com a sua nova plataforma rodando, a Vexx realizou uma pesquisa em sua própria base de clientes, para saber quais são as suas tecnologias mais utilizadas.

Na nova plataforma da Vexx, que entrou no ar alguns meses atrás, é possível utilizar as principais tecnologias de telecom do mundo, em conjunto, e ainda com funcionalidades inéditas no Brasil.

A Vexx é a única empresa no Braisl que trabalha dessa maneira. Por exemplo, enquanto o uso de torpedo de voz no Brasil é feito através de um audio pré gravado em estúdio, na Vexx o cliente não precisa se preocupar com isso. O próprio sistem converte a frase escrita no site, em audio. E você ainda pode escolher se quer uma voz masculina ou feminina.

Os clientes da Vexx tem total liberdade para criar a aplicação que quiser sobre a nova plataforma. Enquanto alguns usam SMS em conjunto com torpedo de cobrança VexxPag, alguns usam o VexxVoip para diminuir seus custos.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicações utilizadas pelos clientes da Vexx:

- Empresas de Cobrança e Recuperadoras de Crédito: na sua grande maioria, essas empresas ainda preferem a comunicação através do SMS simples, mas percebemos algum valor agregado, como o envio do código de barras do boleto via SMS, ou então a utilização do VexxPag, para cobrança direta.

- Lojas e Comércios em Geral: o foco desse tipo de negócio tem sido a fidelização do cliente, e o aumento de vendas. Para isso as tecnologias de torpedo de voz, e o próprio SMS Marketing, tem sido os mais utilizados.

- Hospitais, Consultórios e Clinicas de Estética: algumas estão utilizando o torpedo de voz interativo, para que o cliente possa confirmar uma consulta através de opções como "Fale DESMARQUE para cancelar a consulta". Mas o retorno no próprio SMS tem sido o mais utilizado.

- Bancos e Boutique de Investimentos: em geral a aplicação é desenhada de acordo com o tipo de cliente. Por exemplo, se for um cliente de alto valor, estão usando aplicações que agregam mais valor, como o torpedo de voz, ou então um número VexxCall, com reconhecimento de voz.

- Concessionárias de Veiculos: o SMS Marketing, sem dúvida, continua sendo a tecnologia da Vexx mais utilizada, para divulgar promoções em geral.

- Partidos Políticos: no mês de Outubro, devido as eleições, tivemos um grande volume de SMS Político, e torpedos de voz, porém alguns de nossos clientes que são partidos políticos, utilizam a plataforma da Vexx o ano inteiro via SMS, para se comunicarem com seus afiliados.

- Academias: tem o foco na comunicação com o aluno, seja para avisar sobre o término de um plano, ou então eventos da própria academia. A tecnologia mais utilizada é o envio e recebimento de SMS.

- Agências de Publicidade: para as agências, praticamente todas as tecnologias da Vexx tem sido utilizadas, principalmente as integrações entre tecnologias, como por exemplo, o envio de SMS Marketing acompanhado da ligação telefônica, caso exista algum retorno do cliente para o SMS enviado primeiramente.

- Casas de Show e Entretenimentos: em grande parte usam o SMS Marketing para divulgar um evento antecipadamente, e alguns detalhes, como número para reserva de camarote, etc.

- Igrejas: algumas iniciaram a utilização do VexxCall, para o pagamento de dízimo ou oferta, enquanto a maioria utiliza o torpedo de voz, para enviar um comunicado de seu lider religioso, ou então o envio de SMS para um comunicado geral.

Você pode começar a utilizar agora mesmo os serviços da Vexx. E ainda realizar um teste gratuito da nossa plataforma, antes de realizar a sua primeira compra, para verificar se realmente podemos atender as suas expectativas.

Utilize os canais de comunicação da Vexx, como o Skype, MSN, e-mail e ticket na Area do Cliente, para tirar suas dúvidas com nosso Suporte ou nossos Gerentes de Negócio.